6 de out de 2009

Restaurador investe carro zero para recuperar Fusca


Motoristas de todo o país lotaram as concessionárias nas últimas semanas para comprar um carro zero km com IPI reduzido, desconto que terminou no último dia 30. Ao menos um, no entanto, não se arrepende de ter deixado de aproveitar a oportunidade.
O nome dele é Nelson Garcia Júnior, de 44 anos, que possui seis veículos antigos, entre eles dois Fuscas fabricados entre as décadas de 60 e 70. “Aonde eu vou, as pessoas param e perguntam. Desperta mais atenção que um carro zero km”, afirma.
E quem acha que ele é um caso isolado, engana-se. O Fusca Clube do Brasil, criado em 1985, reúne 3.000 sócios que são fãs do carro, que completou 50 anos no Brasil em janeiro desse ano.
Nelson não faz parte da entidade, mas diz que participa de feiras de carros e peças antigas para comprar itens usados na recuperação de seus carros.
“O Fusca 67, que eu herdei do meu pai, tem 90% de peças originais. Já o outro, ano 1971, é totalmente modificado: motor, pintura azul metálico, bancos e acabamentos”, relata.
Para a restauração desses dois veículos, Nelson investiu o equivalente ao valor de um carro popular zero km. Mesmo assim, ele não pensa em recuperar o investimento. “Quando eu conserto, faz parte do acervo, não é para comercializar”, comenta.
Além de alguns veículos, Nelson herdou o nome e a vocação de consertar carros de seu pai, morto há onze anos, que tinha uma oficina mecânica em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Durante a semana, Nelson, que é gerente de infraestrutura da Suzano Papel Companhia, vai para o trabalho em um Corsa 1.0. No sábado, ele passa o dia consertando os carros com seu cunhado, Fernando, em um galpão construído na rua onde mora, cujo nome homenageia seu pai.
"Não me atrai o veículo novo. Quando eu encontro um fusquinha ou uma caminhonete encostada em um rancho, aí sim. A minha paixão está nesse sentido: olhar o carro quebrado e dar vida a ele novamente”, declara.

Fusca Clube do Brasil
Reunião no último sábado de cada mês, na Assobrav (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen), às 14h. Endereço: rua José Maria Whitaker, 603 - Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Entrada gratuita.

0 comentários: