26 de out de 2009

Fusca 1938 - Achado ou enganação?

Há algum tempo atrás, surgiu na internet uma informação sobre um fusca 1938, descoberto na Lituania. Se for verdade, trata-se de um achado e tanto. Mas existem muitas dúvidas sobre o assunto e no conhecido forum sobre fuscas e afins The Samba, o assunto é motivo de muita conversa. Abaixo, coloco a parte mais interessante que retirei do forum, fotos, links e tudo que é preciso para voce se inteirar do assunto.
Ano passado eu recebi informações sobre esse antigo fusca. O carro foi encontrado na Lithuania no último verão e resgatado. Eu contactei o senhor que o encontrou para obter maiores informações sobre esse interessante veiculo. Trata-se de uma história muito obscura. O mais provável é que no fim da guerra o carro foi levado de volta para a Alemanha por alguém do exército soviético. Muitos carros entraram na Alemanha desse jeito e isso é muito provável. É difícil dizer o que foi feito com ele durante sua vida, mas as últimas modificações podem ter sido feitas tarde, pelos anos 80. E por fim, somente partes do corpo original estão intactas. O chassis inteiro foi modificado por um com motor dianteiro do soviético Volga. O pára-brisa foi trocado, a janela traseira parece um pedaço... a lista de atrocidades continua. É realmente de cortar o coração ver um carro histórico desse jeito.
A datação esse carro atualmente não está difícil. Convido todos os gurus a corrigir meus pensamentos aqui. Uma das primeiras pistas é o canto afinado do Capo. Eu não consigo imaginar alguém que quisesse passar pelo problema de mudar essas áreas. Ao contrário de todos os talhos que este carro tem sofrido durante seus anos de vida, tenho certeza que os cantos são originalmente do carro. Considerando-se que os três carros V303, presente na cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica, foram destruídos, esse carro só pode ser um do próximo lote de pré-produzidos entre maio-outubro (?) 1938.
Isso tornaria o tornaria da série VW38, chamemos assim. (continua no Forum)
Fotos do achado:


Site: http://www.vw38.de/home/

0 comentários: