22 de out de 2008

Características de um fusca 1949

O Volkswagen 1949 - algumas características básicas para sua identificação.



Sabemos (os que se interessam pela história do Volkswagen Sedan) que nem sempre é fácil encontrar informações sobre determinado modelo, principalmente dos mais antigos e, ironicamente, dos nacionais. Apenas para caracterizar o VW Sedan no cenário nacional (não é essa a intenção principal do presente artigo) e apresentar a razão pela qual decidi escrever sobre o modelo 1949, seguem alguns dados:

- 11/Setembro/1950: chegada ao porto de Santos os primeiros Volkswagen importados da Alemanha pela Brasmotor - 10 VW Sedans e 2 VW Comercial (a Kombi).
- Janeiro/1951: chegada do primeiro lote de CKDs (kit desmontado) do VW Sedan - seis carros desmontados.
- 23/Março/1953: Volkswagen se estabelece no Brasil.
- Junho/1953: chegada do último lote de CKDs do VW Sedan - 160 carros desmontados.
- 02/Setembro/1957: o VW Sedan é apresentado oficialmente com 50% de nacionalização das peças.
- 03/Janeiro/1959: sai da linha de montagem o primeiro VW Sedan realmente brasileiro - Eduardo Matarazzo comprou o carro.
- fins/1961: o VW Sedan é apresentado com 95% de nacionalização das peças.



Acompanhando os dados acima, seguramente podemos dizer que até o modelo de 1957 (Oval) as características eram idênticas às do modelo alemão. Tendo os primeiros VW Sedans chegados ao Brasil oficialmente em 1950 e seguido as características do modelo alemão até 1957, nada melhor do que iniciarmos a controversa batalha de descrição dos modelos a partir do modelo de 1949! Isso nos assegura uma margem de erro aceitável no que diz respeito a que tipo de carro rodou ou roda no país - evidentemente sem contar os modelos VW militares produzidos. De qualquer forma esse artigo está longe de encerrar o assunto. Ao contrário, o objetivo é justamente instigar a curiosidade do leitor sobre os fatos, e na medida do possível, fazer com que esse leitor colabore com o envio de informações mais precisas - sejam elas corretivas ou complementares.

Antes de falar sobre o modelo de 1949, um aspecto importante é saber diferenciar um verdadeiro Vw Split Window de um falso. "Split Window" é como um VW Sedan com dois pequenos vidros traseiro é conhecido. Essa característica sugiu no primeiro modelo (KDF - 1938) e perdurou até 1953, quando o carro "perdeu" os dois vidros traseiros e recebeu um único vidro, com formato oval - o "Oval Window". Mas isso já é uma outra história.

Voltando aos Splits, observe a imagem abaixo. Esse é um verdadeiro "Split Window":


Agora observe as imagens seguintes:



Você pode não acreditar, mas as duas imagens acima, em preto e branco, mostram dois "falsos" Split. Foram forjados por latoeiros (ou funileiros ou lanterneiros, dependendo da região do país) não tão habilidosos, pois detalhes incríveis passaram despercebidos por esses profissionais (ou diria "ilusionistas"?). Se você está interessado em adquirir um Split, ou mesmo se já tiver um, e não quer ter o desgosto de descobrir que comprou gato por lebre, preste atenção em alguns detalhes simples mas importantes na identificação visual externa de um verdadeiro Split. Examine a foto abaixo:


Um Split genuíno possui 21 respiros em cada lado (volte à imagem preto e branco superior - há 25 respiros de cada lado), recortados simetricamente e com contornos curvos e bem acabados, idênticos em todos os 42 respiros. A parte inferior desses respiros é paralela à linha de corte da chapa (linhas em vermelho), com uma distância de XXcm entre essas imaginárias linhas paralelas. A parte superior dessos respiros (linha em amarelo) não acompanha a curvatura do vidro (na imagem preto e branco superior há uma tentativa de acompanhamento - os vidros foram "copiados" de memória de outro original...) - há uma subida suave dos respiros, enquanto que o vidro sobe bruscamente. A distância entre os vidros (apenas a parte da carroceria) é de XXcm (visivelmente não é o caso da imagem em preto e branco superior). Os respiros das extremidades externas (os maiores) tocariam nas extremidades externas dos vidros se acompanhássemos a linha imaginária em rosa. Isso não acontece em nenhuma das imagens em preto e branco - a superior mostra que o respiro passaria por fora a uma considerável distância, e a imagem inferior (um VW Oval transformado em Split) mostra que o respiro passaria por dentro do vidro, também a uma considerável distância. Outra falha perceptível nas imagens dos "falsos splits" é a forma dos vidros. Enquanto num autêntico Split o desenho possue curvas suaves, nos falsos os vidros têm quase "quinas" nos cantos internos, uma exagerada abertura e uma curva inferior inexpressiva. Entender essa descrição pode parecer difícil, mas se você examinar atentamente os exemplos, logo perceberá o que estou tentando explicar. Essa análise levou em consideração os ângulos das fotos, e mesmo se esses ângulos fosses muito diferentes (o que não é o caso) ainda sim poderíamos perceber as diferenças. Para ficar ainda mais evidente as diferenças:



Agora que você já tem informações básicas de como identificar um VW Sedan pré-1953 (Split Window) sem importunar o dono para verificar a plaqueta de identificação ou a documentação do carro, voltemos ao que interessa: características visuais principais do VW Sedan 1949, que estreou em Maio sob o número de chassi 102.948:

Modelos disponíveis: 11A (Standard - sem partes cromadas, com o volante de três raios), 11C (DeLuxe / Export - com pára-choques cromados, frisos laterais, pequenas grades nos pára-lamas dianteiros), 14A (Cabriolet Hebmüller - lançado nesse ano), 15A (Cabriolet Karmann - lançado nesse ano).

Produção: 45.936 (modelo 11), 360 15A e 358 14A.

Número de chassi: de 091.922 até 138.554

Número do motor: de 122.650 até 169.913

Características visuais principais (numa rápida inspeção, sem necessidade de desmontar partes para verificação):
- abertura do capô dianteiro por meio de cabo, acionado do interior do veículo
- pára-choques com sulco horizontal e novo desenho das "bananas"
- a partir de 02 de Junho, com o chassi 106.636 o tanque de gasolina passou de 32 para 40 litros com bocal de abastecimento à direita e a tampa com a inscrição VW estampada (08/1949)
- o local da placa era estampado no capô traseiro, em alto relevo
- encosto reto dos bancos dianteiros
- placa de baquelite com a inscrição VW estampada usada como tampa no local para o rádio
- porta-luvas em fibra e não mais em metal
- não existe ainda o espaço para o futuro reservatório de água do esguicho, sendo essa área ainda em chapa plana
- mudança da tinta à base de celulose para tinta sintética (hoje em dia impossível de se descobrir dado a raridade de se encontrar um VW 1949 com a pintura original de fábrica em boas condições)
- tapetes de borracha marrom nos assoalhos
- rolo com maior expessura no pedal do acelerador (10/1949)
- 02/06/1949 inicia a produção do modelo Export
- a partir do chassi 117053 os amortecedores dianteiros passaram a ser fixados pelos terminais e não pelo corpo da peça
- a partir do chassi 128116 o pedal do acelerador passou a ter maior expessura

Comparação entre os painéis dos modelos Standart (Maio) e DeLuxe/Export (Julho):a peça em destaque no painel de Maio/1949 é a tampa feita em baquelite com a logomarca VW estampada.


Seta de direção ("bananinha") na coluna:

Vista frontal do modelo 1949:


Vista traseira do modelo. Note a área destinada para a placa

Há um outro detalhe importante caso você tenha dúvidas se um modelo é 1949 ou não. Até o modelo de 1950 a área interna abaixo das grades de respiro/refrigeração do motor era fechada, conforme a imagem abaixo. A refrigeração ocorria pela entrada do ar pelas grades e distribuídas por meio de tubulação pelas laterais do cofre do motor.


Dois modelos eram disponíveis em 1949: o Standard (sem partes cromadas, com o volante de três raios), e o DeLuxe (com pára-choques cromados, frisos laterais, pequenas grades nos pára-lamas dianteiros). No mesmo ano surgiram os conversíveis Karmann e Hebmüller, baseados no modelo DeLuxe:

Karmann


Hebmüller


Mais importantes modificações do modelo '49 (tradução incompleta)

Data
Número do chassi
Modificação

Motor / Clutch / Heating
05.01.1949
091 914
Heating cable: now double, formerly single.

14.01.1949
092 918
Air filter: pan shaped filter replaced by new mushroom shaped design.

18.01.1949
093 270
Heat exchanger-lower part: modified flap without hinge.

01.02.1949
094 554
Inlet manifold: support introduced.

08.04.1949
100 826
Fuel pump: with blue Solex diaphrams, fitted with 4 gaskets.

28.04.1949
101 902
Exhaust valves: now case hardened stems on all models.

Junho 1949
1-0 106 637
Breather pipe introduced.

Junho 1949
1-0 108 091
Filter: in cylinder head ventilation holes.

Julho 1949
1-0 114 186
Felt cone airfilter for engines in Type 11A.

Set. 1949
1-0 119 588
Piston clearance for No. 3 cylinder 0.005mm greater.

Set. 1949
1-0 120 959
Clutch: radially ribbed disc, initially still double pressure springs.

Set. 1949
1-0 122 902
Cylinders: Higher phosphor content.

Out. 1949
-
Starting handle discontinued

Dez. 1949
1-0 136 729
Pushrod tubes: corrugations now only at the ends.

Sistema de alimentação
18.01.49
092 879
Fuel tap: now with Thiokol seal, formerly with cork seal.

Ago. 1949
1-0 116 375
Fuel tank: shape changed, central tap, filter discontinued.

Ago. 1949
1-0 116 375
Fuel filler cap: now with VW emblem, locking spring.

Eixo dianteiro / Direção
15.03.1949
097 580
Torsion bars: lower 5-leaf, upper 4-leaf(1000 experimental front axles) previously lower 4-leaf, upper 5-leaf

14.04.1949
101 322
Torsion bars: lower 5-leaf, upper 4-leaf on all models.

Set. 1949
1-0 123 476
Track rod: right, now with left- and right- hand thread as standard.

Eixo traseiro / Caixa de marchas
Março 1949
098 396 ~ 098 400
Gear box: electron on some models, formerly refined magnesium-aluminium alloy.

17.03.1949
098 400
Gearbox: oil capacity now 2.5 litres, formerly 3 litres.

26.04.1949
102 026
Gearbox: electron standard.

Ago. 1949
1-0 117 053
Lever type shock absorbers: some models now double acting, formerly single acting.

Out. 1949
1-0 127 560
Clutch lever: reinforced construction.

Carroceria
25.01.1949
093 781
Front seats: back rest now straight, formerly slanted.

09.02.1949
094 470
Luggage space: two metal rails installed as standard.

01.05.1949
1-0 102 948
Dashboard: now has bakelite radio blanking plate. Bonnet lid: with a latch, formerly locking handle. Engine lid: no longer lockable. New rear and front bumpers including new overriders.

06.05.1949
1-0 103 168
Dashboard: changed, 2-spoke steering wheel and clock on export model.

09.05.1949
1-0 103 168
Glove box: fibre material, secured with a strap, formerly sheet metal.

Junho 1949
-
Rear window: glass specification changed.

Junho 1949
-
Rear view mirror: secured to avoid vibration.

02.06.1949
1-0 106 636
Paintwork: now synthetic, formerly cellulose.

Julho 1949
1-0 111 054
Engine lid: pressing for number plate dropped.

Ago. 1949
1-0 117700
Armrest on left hand door, discontinued.

Out. 1949
1-0 124 032
Floor covering: Brown rubber mats introduced, sitting on rubber floor pan covering, rear rubber mats discontinued.

Chassis
05.01.1949
091 914
Heater cable: from single to double cable.

25.01.1949
093 834
Accelerator cable: elbow at the front, formerly an eye.

29.04.1949
102 537
Acréscimo de anti-derrapantes nos pedais

06.05.1949
1-0 103 039
Heater cables: now have rubber boots at the ends.

22.06.1949
1-0 107 101
Número do chassi impresso no túnel central

Out. 1949
1-0 128 058
Maior disco do pedal do acelerador

Out. 1949
1-0 128 116
Drivers seat: runner raised by 15 mm.

Elétrica
06.05.1949
1-0 102 848
Caixa de fusíveis: movida de debaixo do painel de instrumentos para a esquerda, no quarto frontal do painel

Maio 1949
1-0 106 717
Luz de freio: bulbo-6 volts, 15 watt.

Junho 1949
1-0 106 717
Rear reflectors with anti-condensation protection.

02.06.1949
1-0 106 636
Início da produção do modelo Export

03.06.1949
1-0 099 906
Início da produção do modelo VW cabriolet

Ago. 1949
1-0 116 616
Running in sticker, dropped from windscreen.

Out. 1949
-
Tool kit: starting handle discontinued.

Material obtido junto ao Forum Fusca Brasil:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=2111.0

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