16 de ago de 2008

Copa Fusca


A Copa Fusca é um torneio de automóveis Fusca, organizado pela FASP. A competição segue o regulamento geral da entidade para competições de velocidade no asfalto, ou seja, acontece em dez etapas com, no máximo, 48 carros participantes em cada etapa, e, no mínimo, seis.
Imagem cedida pela Federação Paulista de Automobilismo Crédito: Rodrigo Ruiz
A formação do grid de largada é feita de acordo com tomadas de tempos, que acontecem em treinos classificatórios de 25 minutos. Os pilotos com melhores tempos largam na frente. Na largada, todos o carros ficam parados até que um sinal luminoso seja mostrado. A duração da prova é de trinta minutos, com dez voltas cada, sendo que, na sétima volta, há uma intervenção do safety car para reagrupar os corredores de acordo com as suas posições naquele momento. No fim, a distribuição de cada ponto é feita da seguinte maneira:
Posição
Pontuação
1° - 20
2° - 15
3° - 12
4° - 10
5° - 8
6° - 6
7° - 4
8° - 3
9° - 2
10° - 1
No fim do torneio, cada piloto tem direito a descartar seus três piores resultados durante a temporada.
Na Copa Fusca, os carros são divididos em duas categorias: 1600 A e 1600 B. As divisões existem apenas para separar os mais experientes dos mais novatos na categoria. Não existe um critério pré-estabelecido para tal divisão, sendo que esta fica sempre a cargo dos organizadores.
Imagem cedida pela Federação Paulista de Automobilismo Crédito: Rodrigo Ruiz
Conheça as características de cada carro:
Copa Fusca
Veículo: Volkswagen Fusca SedanCarroceria: originalPeso: no mínimo 760 kg com pilotoMotor: somente fabricados até 1985, 1.600 cc Combustível: álcoolTransmissão: original (manual, com quatro marchas)


0 comentários: